Benefícios

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Benefícios de se investir em Energia Solar Fotovoltaica

Embora as pessoas pensem que o preço da energia solar fotovoltaica é elevado, se comparada como outros investimentos o preço da energia solar é barato. Abaixo alguns exemplos do que estamos falando:

    • Valoriza o seu imóvel
    • Rende mais que a poupança
    • Mais barata que a energia normal
    • Redução de Co2 no planeta
    • Preparando-se para carros elétricos

Valoriza sua casa

O que você prefere, uma casa onde você paga a conta da luz ou uma casa que gera sua própria energia?

Rende mais que a poupança

A poupança rende em média 6% ao ano o que é muito pouco. Imagine que após a quitação do equipamento, aquele investimento mensal passa a ser seu rendimento mensal.

Mais barata que a energia normal

Se você pegar todo o custo de investimento em energia solar e somar isso com a manutenção mínima que terá ao longo de 25 anos e dividir esse valor pela energia gerada pelo sistema fotovoltaico, o preço que você pagou pela energia solar é mais barato que o da rede elétrica.

Redução de Co2 no planeta

Além da economia no bolso, a energia solar é limpa, renovável e traz inúmeros benefícios como a redução na emissão de CO2. Uma usina solar de 100 MWp, por exemplo, é capaz de gerar energia para 20 mil casas e evitar o lançamento de 175 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A maioria das análises de caminhos de baixo carbono considera o que precisa ser feito para atingir os ambiciosos objetivos climáticos, como o de manter o aquecimento global abaixo dos 2° C. Aqui olhamos o que aconteceria com o sistema energético global e a temperatura global se as opções de menor custo fossem implementadas, à luz das últimas projeções de custos da energia solar fotovoltaica e dos veículos elétricos.

Preparando-se para carros elétricos

Os veículos elétricos estão crescendo atualmente a uma taxa de 60% ano-em-ano e já há mais de um milhão deles nas estradas. Os custos das baterias caíram 73% para US$ 268 / kWh nos sete anos até 2015 de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, e a Tesla, fabricante de carros elétricos, prevê que eles chegarão a US$ 100 / kWh até 2020. Os cenários deste estudo assumem que os veículos elétricos serão mais baratos que os convencionais a partir de 2020. Os veículos elétricos poderiam ter um quinto do mercado de transporte rodoviário em 2030 e, com o crescimento adicional em carros de hidrogênio e híbridos de óleo / elétrico, os modelos convencionais poderiam representar menos da metade do mercado. Em 2050, os veículos elétricos podem vir a representar 1,7 bilhão (69% do mercado), enquanto os convencionais modelos de combustão interna responderão por apenas 12%.

Se a resposta internacional às mudanças climáticas for mais forte do que os compromissos nacionalmente determinados, então as tendências de mercado em energia fotovoltaica solar e carros elétricos poderiam ajudar a limitar o aquecimento global de 2,2° C a 2,4° C (probabilidades de 50% e 66%) até 2100.