Manutenção

MANUTENÇÃO DO SISTEMA

A manutenção do sistema de energia solar é mínima e de baixo custo, porém deve ser feita. A manutenção consiste, basicamente, em limpar as placas solares a cada ano, ou quando o sistema apresentar uma queda na produção de energia. Esta limpeza é simples e feita da mesma forma que você limpa uma janela, ou seja, basta passar um pano ou esguichar um pouco de água que a placa estará limpa de qualquer sujeira.

A outra parte da manutenção é relacionada ao inversor solar. Dependendo do tipo de inversor que você usar será necessário substituir uma ou outra parte dele depois de 5-10 anos.

No geral, a manutenção de um sistema de energia solar é muito baixa e barata. Ou seja, o impacto da manutenção no custo de energia é mínimo e não representa mais do que 1% por ano do custo total do sistema.

QUAL A VIDA ÚTIL DOS PAINÉIS SOLARES

Os painéis solares fotovoltaicos estão constantemente submetidos às intempéries da natureza – Sol, chuva, granizo, ventos fortes, etc. Essa exposição leva ao envelhecimento do material e as células fotovoltaicas se tornam menos eficientes.

Mesmo assim, o tempo médio da garantia de produção de pelo menos 80% da sua capacidade é de 25 anos. A vida útil dos painéis varia entre 30 e 40 anos.

A perda de capacidade de funcionamento é de cerca de 0,7% ao ano. Os inversores têm vida útil esperada de mais de 15 anos e podem ser trocados sem ter que trocar também os painéis.

Já nos sistemas que não estão ligados à rede elétrica, também deve ser considerado o tempo de vida dos outros equipamentos. As baterias normais duram quatro anos, mas são facilmente trocadas.